quarta-feira, 31 de maio de 2017

Palestrante: Vera Ferreira neta de Lampião e Maria Bonita



Existe algo melhor que a própria História Viva?  Pois é.  Já imagino sua resposta. Trabalhar com Fatos Históricos é de uma satisfação incalculável para um historiador, e imaginem poder está ao lado de um descendente Dele?  Imaginou? Que bom!

Então, depois da pesquisa de campo, em Serra Talhada – PE, tivemos a culminância do Projeto História da Humanidade tendo a temática de 2017, O cangaço e seus efeitos. No encerramento, recebemos uma personagem histórica para abrilhantar com uma belíssima palestra sobre o cangaço, a escritora e jornalista Vera Ferreira (Neta de Lampião e Maria Bonita).  Vera Ferreira conduziu essa palestra para uma roda de debates, e em nenhum momento, mostrou para os (as) convidados (as) indiferença sobre a temática, ao contrário, deixou claro para todos (as) que a História deve ser escrita como realmente aconteceu e não seria pertinente, por ela ser neta dos principais personagens do cangaço nordestino, quiçá brasileiro.

A sua presença ao dia da culminância alegrou alunos (as) e convidados (as), por nos dar a oportunidade de estar ao lado da neta de Lampião e Maria Bonita, fato que não é comum. Entretanto, não foram poucas as indagações feitas pelos alunos (as) e convidados (as), respondendo com convicção às indagações, deixando o público familiarizado com a temática em questão.

Agradeço à Vera Ferreira por aceitar o convite por nos proporcionar uma palestra inesquecível.  
































terça-feira, 30 de maio de 2017

Projeto: O cangaço e seus e efeitos




Posteriormente, as atividades desenvolvidas a propósito do Projeto; O cangaço e seus e efeitos. Apresentamos no dia 03 de maio de 2017 no Colégio Waldecyr Cavalcanti de Araújo Pereira na cidade de Pedras de Fogo – PB, a culminância do mesmo, onde as equipes foram divididas entre stand, sobre o respectivo tema. Os alunos envolvidos apresentaram para os educandários e comunidade suas pesquisas, sobre o projeto desenvolvido, durante o dia todo. Foram meses de trabalhos, mas ao final, foi recompensador e gratificante, poder mostrar para os visitantes, nosso trabalho, feito encima de um tema tão polêmico que é o cangaço nordestino. Levando em conta, os dizerem sociais da época.  
Aprendemos que não é uma tarefa fácil! Trabalhar através de projeto, onde envolve inúmeras pessoas, com pensamentos completamente divergentes ao nosso, mas reconfortante. Pois, as equipes mesmo com as divergências e não acordando de algumas ideias do grupo, começaram a perceber que a maioria conduz o processo. 
Sinto-me venturoso! Ao dia da culminância, pois vir no olhar de cada adolescente envolvido, uma alegria em poder explicar e detalhar a temática para os visitantes. Não tem preço! Sentir-se importante. E esses adolescentes, degustaram o sabor do conhecimento.  Lembre-se, a dúvida é de suma importância, duvide de tudo e de todos! Vocês terão um futuro promissor. Jovens vocês são o futuro desse País!

 

























Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...