segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Projeto “O cangaço e seus efeitos” é recebido pela Escola André Vidal de Negreiros, na cidade de Itambé - PE



            Enquanto professor de História, acredito que umas das diretrizes das Escolas é proporcionar aos seus alunos momentos de reflexão para que desenvolvam o lado crítico e possam entender a importância desses momentos de reflexão para a sua formação.

Essas atividades, quando rotineiras, oportunizam aos alunos participar ativamente do processo historiográfico, através das discussões.

A temática em questão é de fácil entendimento, levando em conta os diversos relatos existentes sobre o cangaço na memória afetiva dos nossos familiares, quer seja de “momentos bons” ou “ruins”. E assim a história é construída...

Nós, que fazemos parte do projeto "O Cangaço e seus efeitos", agradecemos a todos os que fazem a Escola André Vidal de Negreiros, em especial ao supervisor Marcelo Hardman pelo Convite. Agradecemos por oportunizar esse momento de reflexão para os alunos daquela Escola.




















quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ditadura Militar? Golpe de 64? Ou Democracia ao avesso?



         Somos livres para expor nossas opiniões contrárias sobre governos atuais? Reflita sobre a questão. Você, em algum momento, questionou decisões implantadas por algum governo? Espero que sim! Pois, penso eu que és um cidadão ativo nesta sociedade “democrática”.

         Você é “livre”? Sabe o que é ser livre? Hoje podemos questionar, opinar, publicar e até fazer manifestações a governos que não estão nos representando como deveria nos representar.

         Trabalhadores, estudantes, camponeses e demais povos da sociedade, lutaram incansavelmente para derrubar um governo que se dizia ser o melhor para o Brasil.

Para quem se esqueceu, também foi durante um governo autoritário que muitos foram perseguidos, torturados e desaparecidos pelas mãos dos militares. Como podemos ver, as imagens abaixo trazem fotos de alguns desaparecidos durante o  Golpe Militar, e até hoje suas famílias não tem notícias sobre seus paradeiros.

Você se esqueceria desta página da História do Brasil se tivesse um parente desaparecido?





















sábado, 11 de novembro de 2017

Projeto “O cangaço e seus efeitos” é exposto no Museu Municipal Moura Cavalcanti, na cidade de Macaparana-PE




            Quando Idealizei o projeto “o cangaço e seus efeitos” nunca passou na minha mente que ele iria tão longe ultrapassando fronteiras. Ficando, inclusive, em exposição na cidade pernambucana de Macaparana. Para mim foi uma honra compartilhar todo aprendizado que adquirimos durante a execução do projeto.

            E com grande satisfação que todos os envolvidos na elaboração e execução do projeto agradecemos ao Museu Moura Cavalcanti o convite. Em especial, à Adriana Santos, Diretora do MMC, por não ter medido esforços para receber o fruto do nosso trabalho.

            A iniciativa em levar “o cangaço e seus efeitos” ao o museu permitiu reavivar as indagações sobre este movimento tipicamente nordestino. As muitas versões sobre seus líderes e participantes servem de evidências de que a História sempre têm duas verdades.


















Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...