quinta-feira, 23 de maio de 2019

Lei Áurea, 131 anos de “Liberdade”



Liberdade, você conhece o significado? Não? Ah, tá! Compreendemos, o termo “liberdade” nos deixa ponderado.

Entretanto, podemos elencar diversos significados a palavra “liberdade”, mas deixaremos vocês refletirem ao significado da palavra.

 131 anos da libertação das pessoas de peles negras no Brasil. Já questionaram como aconteceu esse processo de libertação?  Nos seus devaneios, acredito que sim.  Uma simples pesquisa poderão encontrar leis que antecedem a assinatura da Lei Áurea.   

As perversas leis em nenhum momento favoreceu os escravos e sim seus donos que tentavam de várias maneiras, prolongar a prática desumana da escravidão. (Eusébio de Queirós; proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil,  Lei do Ventre Livre; Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei e a Lei do Sexagenáriogarantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade).

Porém todas essas leis prolongou a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel, salientando que a mesma entra para a história como a redentora.

É dentro desse contexto, que o Colégio Municipal Monsenhor Júlio Maria, da cidade de Camutanga-PE, realizou uma ação acima da temática. Dando oportunidade aos alunos e alunas a fazerem reflexões embasadas em atitudes corriqueira da atualidade.

Após, foram homenageados personalidades negras que ocupam espaço na sociedade camutanguense, o senhor Cláudio Paz da Silva, a senhora Sandra Gomes da Silva Melo e a senhora Maria Luciene Ferreira de Paula.























Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...