sábado, 20 de novembro de 2021

“Minha cor lhe incomoda”

 


A luta pela libertação dos seres humanos de pele negra (escravos) durou décadas em território brasileiro. O processo histórico expõe/aponta as resistências encabeçadas pelos cativos através de suas fugas e rebeliões contra seus senhores/feitores. Os seres humanos advindos para o território brasileiro traziam com eles/elas seus costumes sociais e culturais, que foram inseridos aos poucos nos seus locais de inserção.

A historiografia nos proporciona novas leituras acima da organização dos cativos para com a conquista da liberdade retirada dos afrodescendentes. A resistência dos afro-brasileiros é nítida e aguerrida, diversas formações de rebeliões e quilombos são encontradas nessas leituras. Destacando-se o quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares do estado de Alagoas, historicamente, conhecido como o maior quilombo das Américas, é de grande importância para conhecermos a historicidade de luta dos afro-descentes. Nesse quilombo, também se fez parte um dos aguerridos homens que lutou pelo fim do sistema escravocrata em território brasileiro. Esse homem, conhecido como Zumbi dos Palmares, morreu em 20 de novembro do ano de 1965. A data de sua morte é atribuída ao dia da consciência negra.  

Múltiplos anos passaram após a libertação dos seres humanos de pele negra (escravos), mesmo assim, ainda acontecem práticas que não poderiam acontecer em pleno século XXI (vinte e um). 

O papel da Escola é o da formação de pessoas conscientes/coerentes para a socialização entre todos e todas. Sabendo-se do papel que cabe ao universo educacional, a Escola Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros-PE, através do professor Adilson Mariano da Silva, promoveu/executou com os alunos/alunas e professores/professoras o projeto “Minha cor lhe incomoda” para juntos de forma interdisciplinar realizar debates e pesquisas acerca da temática. 

Após as execuções das pesquisas e debates, foram promovidos ensaios fotográficos para evidenciar a beleza natural dos seres humanos de pele negra dentro da unidade de ensino. Essas fotos estão disponíveis em exposição para todos e todas.  

Na ocasião, agrademos ao fotográfico Rafinha Soares, a cabeleireira/especialista em cachos Evelin Karolaine e a Pedóloga/manicure Meiriele Pontes pela parceria com a Unidade de Ensino, abraçando a ideia e executando-a juntos.

A educação é a maior arma para combater o racismo.




















quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O ATRELAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

Todos os profissionais que passaram pelas unidades de Ensino da Educação Básica obtiveram subsídios para conectar Educação e cultura de forma intrínseca. Elas proporcionaram/transmitiram diversidades de conhecimentos/conteúdos ligados ao cultural de diversos povos da sociedade para uma ampliação de informação dos receptores. Atrelamos educação à cultura, porém é necessário esse atrelamento? Levando em conta que “Educação é Cultura” e o atrelamento não é pertinente, pois não existe “Educação sem Cultura” ou “Cultura sem Educação. ”

Para a dilatação do assunto, a Escola Erem Emiliano Pereira Borges – Ferreiros/PE, através do professor Adilson Mariano da Silva, juntamente com o Ator Tuca Andrada, favoreceram uma live para os educandos da unidade de ensino e demais. Durante a transmissão da live, o ator Tuca Andrada destacou a importância da Educação para o desenvolvimento dos jovens brasileiros, colocando que a base de tudo é a Educação e que a mesma requer uma atenção máxima dos que governam o país. Evidenciou-se a junção da Cultura e Educação, destacando a socialização de ambas no processo de formação dos jovens brasileiros. 

A live se encontra no Facebook da Escola Erem Emiliano Pereira Borges e no canal do Youtube do Professor Adilson Mariano da Silva. Os educandos participaram ativamente fazendo indagações/perguntas que foram respondidas pelo Ator Tuca Andrada. O ator em suas colocações enterneceu os educandos para acreditarem na Educação e prosseguirem
nas Escolas.

Agradecemos ao Ator Tuca Andrada, aos alunos e às alunas pela admirável participação, além dos professores, da coordenação e da gestão escolar.









quinta-feira, 29 de julho de 2021

Os desafios e perspectivas para a juventude

 

                                                  



A juventude contemporânea/atual está descontente com o panorama que se encontra a sociedade? Através das redes sociais (Facebook, Instagran e etc), deparamo-nos com diversos relatos apontados pela juventude, que listam suas insatisfações nas redes sociais. Essa juventude busca cada vez mais ser ouvida. 

Examinando essa realidade, o Erem Emiliano Pereira Borges/Ferreiros-PE, através do professor Adilson Mariano da Silva, juntamente com o ator Pernambucano Bruno Garcia, proporcionaram uma live em formato de mesa redonda com os alunos e alunas dessa Unidade de Ensino, alocando em debate “Os desafios e perspectivas para a juventude”.

A transmissão da live se encontra disponível no Facebook da Erem Emiliano Pereira Borges e no canal do Youtube do Professor Adilson Mariano da Silva. Os alunos e alunas participaram com indagações/perguntas que foram respondidas pelo ator Bruno Garcia. O ator sensibilizou os educandos a não desistirem e persistirem, concluindo as etapas educacionais vigentes. 

 O desenvolvimento das tecnologias no panorama que estamos vivenciando contribuiu para a propagação de metodologias que envolvem os alunos e alunas no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, obstáculos aparecerão, mas enfrentaremos. Acreditam-se em dias melhores para nossos alunos e alunas. 

Os professores e professoras diariamente conduzem práticas metodológicas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos e alunas, desenvolvendo-se duplicadamente para alcançarem os resultados.  

    Agradecemos a parceria com o ator Bruno Garcia, aos alunos e às alunas pela esplêndida participação, além dos professores, da coordenação e da gestão escolar.








sexta-feira, 9 de julho de 2021

A participação dos jovens na sociedade contemporânea, live com o ator e diretor Paulo Betti


    


    As informações disponíveis aos jovens na sociedade contemporânea são imensas, já que o acesso hoje para a juventude é de uma rapidez que em outrora seus precursores não tinham disponíveis. Os meios de comunicações ampliam diariamente métodos que facilitam os mecanismos de divulgações entre as juventudes e aos demais.

  Porém, mesmo com todas as facilidades disponíveis, a juventude ainda não soma a maioria do público que pesquisa informações nas redes, englobando assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico, social e educacional. Observando esses pontos, adequamos atividades que elevam o pensamento crítico-social dos alunos e alunas.

   O momento pandêmico nos conduz à resiliência nas práticas metodológicas das unidades de ensino para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos nossos alunos e alunas. Levando-se em conta essas perspectivas, a Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros, localizada na Zona da Mata de Pernambuco, elaborou através do Professor Adilson Mariano da Silva, uma live com o Ator e Diretor Paulo Betti, primando sobre "A participação dos jovens na sociedade contemporânea".

   Durante a transmissão da live, houve participação dos alunos e alunas e várias indagações foram respondidas pelo ator e diretor Paulo Betti. A live encontra-se disponível no facebook da Erem Emiliano Pereira Borges e no Canal de Youtube do Professor Adilson Mariano da Silva. 

  Agradecemos a parceria com o ator e diretor Paulo Betti, aos alunos e alunas pela belíssima participação, além de professores, coordenação e gestão.





        

    

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Os desdobramentos e as implicações da abolição da escravatura e preconceito na sociedade contemporânea

 





Treze de maio de 1888, o dia da libertação de nossos irmãos de etnia negra em território brasileiro, dia esse marcado em nossas memórias através da oralidade e escritas. Porém, como aconteceu o processo até chegar à sonhada Lei Áurea?

É pensando nessas implicações, que o Professor e diretor-adjunto Adilson Mariano juntamente com a Professora e Diretora Lauricéa Francisco do Colégio Municipal Waldecyr Cavalcanti de Araújo Pereira, Pedras de Fogo-PB,  proporcionaram uma Live que teve como tema: Os desdobramentos e as implicações da abolição da escravatura e preconceito na sociedade contemporânea.

A live recebeu um participante especial o ator Sergio Menezes, que destacou as implicações e fatos para o público, apontando em suas falas situações despreciáveis para o convívio em sociedade. A mesma aconteceu em formato de mesa redonda, dando oportunidades para os alunos e alunas da instituição educacional e comunidade civil participarem.

Para aqueles que não conseguiram assistir em tempo real, a live encontra-se disponível na página da Prefeitura de Pedras de Fogo-PB, e pode ser acessada de maneira remota, a qualquer hora no link: https://fb.watch/5sR0bptkD9/.

Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...