Há exatamente 134 anos, o Brasil aboliu a escravatura, um feito muito importante para as pessoas de pele negra, entretanto diversas resistências/lutas aconteciam diariamente e pressões de potências comerciais para que o Brasil viesse a assinar a Lei Áurea (“O ato marcou o fim da escravidão, de forma legal, no Brasil”).
Todavia, são 134 anos desde a libertação de todos/todas os seres humanos de peles negras no Brasil e, mesmo com mais de um século após a assinatura da Lei Áurea, ainda nos deparamos com atos racistas desumanos acontecendo com esses seres humanos nos dias atuais.
Sabemos que o papel da escola é a socialização do conhecimento para os alunos/alunas, porém a socialização com a comunidade é muito importante na propagação de feitos contra o racismo.
É com esse sentimento de aniquilar o racismo de nosso convívio que os alunos/alunas da Escola Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros/PE, orientado pelo professor de História, Adilson Mariano da Silva, realizou uma performance na praça municipal da cidade, oportunizando reflexões aos cidadãos que passavam pela localidade. Durante a realização foram expostos cartazes, declamações de poema e de cordel, além de danças relacionados com a temática.
Disponibilizamos para todos/todas fotos e vídeos da performance.
Um comentário:
Belíssimo trabalho professor Adilson Mariano, é muito importante desenvolver um trabalho de conscientização em nossos alunos.
Parabéns pela iniciativa.
Postar um comentário