quarta-feira, 27 de junho de 2018

Projeto ZUMBI: "E essa tal liberdade"



Qual o significado da palavra liberdade?  De acordo com o dicionário online de Português (https://www.dicio.com.br/liberdade/) “Estado ou particularidade de quem é livre; característica da pessoa que não se submete.

Então liberdade trocando em miúdas significava ser “livre”.
Há aproximadamente 380 anos começaram a “importar” do continente Africano as primeiras pessoas negras para adentrarem em solos brasileiros.  Durante a travessia, as pessoas negras já percebiam que suas vidas não seriam fáceis. Ao chegar, foram obrigados a trabalhar do nascer do sol ao anoitecer. Exaustivo? E não só o cansaço físico, o mental existia, pois muitas pessoas negras eram separadas de seus pais e filhos.

Mesmo com todas as dificuldades as pessoas negras não desistiam, e, por muitas vezes, organizaram revoltas para se tornar livrem novamente.  Diversos quilombos foram criados pelo Brasil a fora, tendo destaque o Quilombo dos Palmares – AL.

         Quilombo esse que alunos e alunas do Colégio Municipal Waldecyr Cavalcanti de Araújo Pereira. Tiveram a oportunidade de conhecer de perto e fazer uma pesquisa lócus.   No ano de 2018 comemoramos os 130 anos da Lei Áurea; lei que aboliu a escravidão de todo território brasileiro em 13 de maio de 1888.

O Projeto desenvolvido nas turmas de 9º anos com o tema ZUMBI: “E essa tal liberdade”, teve como objetivo fazer uma reflexão acima dos 130 anos da libertação.
O envolvimento dos alunos e alunas no projeto foi notório para os visitantes, como se pode observar nas imagens abaixo.
Deixo meus sinceros agradecimentos à Direção do Colégio, em nome da professora e diretora Lauricéa Francisco da Silva, e ao amigo Itamar Monteiro.

 “Liberdade” existe? 
































































           







Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...