segunda-feira, 16 de maio de 2022

134 anos da abolição da escravatura e o que mudou?

 

Há exatamente 134 anos, o Brasil aboliu a escravatura, um feito muito importante para as pessoas de pele negra, entretanto diversas resistências/lutas aconteciam diariamente e pressões de potências comerciais para que o Brasil viesse a assinar a Lei Áurea (“O ato marcou o fim da escravidão, de forma legal, no Brasil”). 

Todavia, são 134 anos desde a libertação de todos/todas os seres humanos de peles negras no Brasil e, mesmo com mais de um século após a assinatura da Lei Áurea, ainda nos deparamos com atos racistas desumanos acontecendo com esses seres humanos nos dias atuais.

Sabemos que o papel da escola é a socialização do conhecimento para os alunos/alunas, porém a socialização com a comunidade é muito importante na propagação de feitos contra o racismo. 

É com esse sentimento de aniquilar o racismo de nosso convívio que os alunos/alunas da Escola Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros/PE, orientado pelo professor de História, Adilson Mariano da Silva, realizou uma performance na praça municipal da cidade, oportunizando reflexões aos cidadãos que passavam pela localidade. Durante a realização foram expostos cartazes, declamações de poema e de cordel, além de danças relacionados com a temática.  

Disponibilizamos para todos/todas fotos e vídeos da performance.































segunda-feira, 2 de maio de 2022

Escola Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros/Pernambuco tem participantes pela primeira vez na Olimpíada Nacional em História do Brasil


Inúmeros pesquisadores estudam/pesquisam as modificações/evoluções humanas e, através desse conjunto, congratulamos com diversas informações, proporcionando oportunidades à reflexão/análise de determinados momentos/época.

Entretanto, ainda precisamos avolumar pesquisadores nessa área de conhecimento científico. É pensando nesse crescimento que a Escola Erem Emiliano Pereira Borges da cidade de Ferreiros/PE inscreve pela primeira vez alunos/alunas na 14° Olimpíada Nacional em História do Brasil, estimulando-se na área da pesquisa humana. Os inscritos estão sendo orientados pelo professor de História Adilson Mariano da Silva. 

É com imensa satisfação que o professor orientador Adilson Mariano da Silva elucida as equipes inscritas na 14° Olimpíada Nacional em História do Brasil. Os grupos de alunos são os seguintes: Equipe Os barões de Ferreiros, representada pelos estudantes Carlos Henrique, Mylena Maria e Guilherme Souza; Equipe Os Valentes, representada pelos estudantes Ernandes Silva, Artur Severino e Caio Franklin; Equipe Os Lutadores, representada pelos estudantes Amanda Vitória, Gleibson Gabriel e John Lennon; Equipe Pequetitas, representada pelas estudantes Vitaliany Pontes, Elisângela Souza e Asmin Gomes; Equipe Império Ferreiros, representada pelos estudantes Adeilson Silva, Jackson Silva e Edson Silva; Equipe Movidos Pela Meta, representada pelos estudantes Willison Gabriel, Edivaldo Domingos e Gilmar Gomes; Equipe Pesquisadores da História, representada pelos estudantes Matheus Silva, Robson Kayky e Yury Kayk; EquipeTerra da Rabeca, representada pelos estudantes Breno Faustino, Eduarda Antero e Emily Vitória.

A participação dos estudantes na 14° Olimpíada Nacional em História do Brasil proporcionará momentos de pesquisas/reflexão acerca de acontecimentos da historiografia brasileira. 

Desde já parabenizamos a todos/todas participantes pela bravura/determinação.



Equipe Os Lutadores, representada pelos estudantes Amanda Vitória, Gleibson Gabriel e John Lennon

 Equipe Pesquisadores da História, representada pelos estudantes Matheus Silva, Robson Kayky e Yury Kayk


Equipe Pequetitas, representada pelas estudantes Vitaliany Pontes, Elisângela Souza e Asmin Gomes

Equipe Os Valentes, representada pelos estudantes Ernandes Silva, Artur Severino e Caio Franklin

Equipe Os barões de Ferreiros, representada pelos estudantes Carlos Henrique, Mylena Maria e Guilherme Souza

Equipe Movidos Pela Meta, representada pelos estudantes Willison Gabriel, Edivaldo Domingos e Gilmar Gomes

EquipeTerra da Rabeca, representada pelos estudantes Breno Faustino, Eduarda Antero e Emily Vitória

 
Equipe Império Ferreiros, representada pelos estudantes Adeilson Silva, Jackson Silva e Edson Silva

Pesquisa "Lócus" Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Reproduzir narrativas na sala de aula é comum na contemporaneidade, os textos narrativos nos dão vertentes para um debate dentro...